sábado, 8 de novembro de 2014

Num único dia!...



 
No desenrolar afável ou tortuoso dos dias, nós nem sequer pensamos, mas a vida é toda feita de encontros e desencontros, connosco mesmos e com tudo quanto nos rodeia!
A cada amanhecer podemos dar connosco satisfeitos e felizes por uma noite bem dormida ou com uma má disposição horrível do sonho que correu mal e nos deixou com vontade de partir tudo em pedaços!
O tomar do café pode acontecer a sós, desencontrados de nós mesmos pela má disposição  da noite… ou encontrados connosco pela calma harmoniosa do Sol a iluminar o dia que começa; também pode ser um momento de aguentar a esposa, marido, filhos, ensonados… a torcerem-se uns para cada lado porque é hora de ir para a escola ou trabalho que se faz por obrigação… ou alegrar-nos com as suas caras risonhas e satisfeitas por mais um dia de estudo ou trabalho a fazer com muito amor e dedicação, convivendo fraternal e harmoniosamente com colegas e amigos!
Ao abrir da janela ou sair da porta podemos encontrar sol risonho e céu azul ou o cinzento escurecido pelas nuvens carregadas de chuva num nevoeiro mais ou menos espesso que mal deixa respirar… ou desencontrar-nos de tudo isto não conseguindo sair das nossas rabugices e insatisfações doentias para prestar um pouco de atenção à natureza e a quanto nos rodeia!
Podemos ser parte de uma família satisfeita com o que tem, sossegada com a vida e feliz com tudo o que acontecer… ou tremendamente angustiada pela falta de emprego, alimentação, vestuário, ou o que é pior ainda, a pior de todas as pobrezas que é a falta de um pouco de carinho e ternura que o rodar veloz do tempo ou as impertinências das situações vão roubando a cada instante!
Na ida para o trabalho, escola ou simplesmente para o café ou mercado… podemos ir de cabeça erguida e olhar aberto ou carrancudos e acabrunhados por não conseguir aceitar com serenidade nada do que acontecer à nossa volta; e podemos encontrar pessoas ressabiadas e comprimidas até mais não, ou descontraídas e confiantes e a respirar lealdade e fraternidade por todos os poros!
Ao almoço e jantar, podemos desligar-nos da TV ou mesmo calá-la de vez para trocar impressões sobre os acontecimentos do dia… ou prestar a maior atenção aos noticiários… não para podermos maravilhar-nos com o bom que o mundo tem e o bem que os homens vão fazendo mas com toda a espécie de mal que atormenta a Sociedade e a Comunicação Social nos lembra todos os dias e a todos os momentos!...
Ao deitar-nos… podemos recordar calmamente o dia com tudo o que teve de bom… ou revoltar-nos com algo menos razoável que tenha acontecido!
Apenas num dia… que são vinte e quatro horas! Quanto tempo de vida podemos aproveitar em pleno… ou pela nossa pobreza de saberes, ideias, valores, ou pura distracção, quanto de belo e bom podemos desperdiçar… esquecidos de que este nosso procedimento é para nós a maior de todas as perdas… pois o tempo perdido é irrecuperável, nunca mais voltará!
A vida será mais rica e agradável se dela aproveitarmos todos os segundos, fazendo dos seus encontros e desencontros os melhores momentos de experiência e aprendizagem!
Tudo de bom! Até à próxima!

Hermínia Nadais

In "A Voz de Cambra"